O problema
É um facto….Quase todas as conversas telefónicas pode ser intercetadas com um mínimo de esforços, por muitos, com um mínimo de conhecimentos.
É sabido que as empresas, políticos, instituições, advogados e empresários entre outros são cada vez mais alvos de escutas telefónicas ilegais.
O novo “petróleo” é a informação.
Vivemos num mundo onde tudo está conectado, onde a vigilância é um facto, e onde qualquer um, pode corromper a privacidade do outro, mais facilmente do que pensa, e sem deixar rastos.
Espiar, tornou-se fácil e acessível, dado que estamos todos dependentes de dispositivos “inteligentes” mas inseguros, que diariamente carregam em si, mais e mais informação sobre nós, os utilizadores.
Na verdade, neste preciso momento, qualquer um, pode estar vigiando você, acedendo indevidamente aos seus dados, contactos, fotos, ideias, opiniões, bem, na verdade …a toda a sua vida, e nem precisa ser muito entendido na matéria de espionagem. Isto não é uma suposição, é um facto.
Espionagem
Provavelmente já ouviu falar de Edward Showden, ex-administrador de sistemas da CIA e Ex contratado da NSA, e quem tornou públicos detalhes de vários programas do sistema de vigilância global da americana NSA. Graças a ele, a opinião pública mundial, ficou mais conhecedora e sensibilizada para as necessidades de proteger as suas comunicações, dado que ficou mais que provado, que até líderes mundiais estão vulneráveis, e sobre vigilância.
Em Portugal, nos últimos anos, foram vários os casos mediáticos, relacionados com intercepções de comunicações, vulgarizando também na nossa sociedade o conhecimento da existência de “escutas”, logo esta alusão não será para si novidade.
O que talvez não saiba, é que actualmente na internet, qualquer um pode adquirir todas as ferramentas e aplicações necessárias para aproveitamento ilícito e fraudulento de informações privadas… Tudo disponível a preços ridiculamente acessíveis a qualquer bolso…
Em quem confiar?
Hoje todos estamos dependentes da tecnologia e da sua rede de fornecedores, e convém que se diga, poucos se apresentaram com transparência, e quase ninguém se apercebe disso…
Desenganem-se aqueles que pensam que os produtos comerciais, são “seguros” e não um alvo fácil. Grande parte, contém de raiz backdoors e fraquezas que podem ser facilmente usadas por criminosos, instituições, ou indivíduos com um minino de conhecimentos. (Inserir imagem da apresentação)
Isto faz de todos nós, um alvo, e para ultrapassar este problema, surgiu a CRIPTO.
